A arara azul passa a maior parte de seu tempo cuidando da incubação de seus ovos. Da mesma forma, Neiva Guedes dedicou a maior parte do seu tempo cuidando da conservação dessa espécie.

Neiva Guedes é uma cientista nascida em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, que é mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia. 

E, durante mais de 30 anos, a cientista se dedicou a retirar a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) da lista dos animais em risco de extinção, a partir da criação e execução do Projeto Arara Azul

Neiva Guedes segurando arara-azul
Neiva Guedes como personagem de Turma da Mônica projeto lua

Imagens: Divulgação

Quase Extintas

Posteriormente, no ano de 1987 a arara azul possuia uma população estimada de 2500 indivíduos na natureza, onde apenas 1500 eram encontradas no Pantanal.

Logo depois de entrar em contato com a ave e ter conhecimento do seu risco de extinção, a pesquisadora e professora iniciou o Projeto Arara Azul no ano de 1989.

Desde então, Neiva Guedes tem realizado ações importantes que definiram o futuro das araras azuis. Algumas dessas ações incluem o manejo do ambiente, manejo de ovos e filhotes, assim como o teste e a produção de ninhos artificiais, e a conscientização da população com relação a importância das aves.

Consequentemente, as araras azuis que estavam se tornando raras nas últimas décadas, se tornaram um animal comum nas regiões do Pantanal e Mato Grosso do Sul.

Dona da Rua

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Assim, para homenageá-las, Maurício de Sousa Produções retratou a pesquisadora como uma personagem de Turma da Mônica, no Donas da Rua.

O Donas da rua foi criado em março de 2016, com apoio da ONU Mulheres. O projeto tem como objetivo relatar a trajetória de cientistas e pesquisadoras que marcaram a história.

Além disso, o projeto possui como objetivo mostrar para o público infanto-juvenil que as mulheres também tem seu espaço na ciência. 


Jessica Lima

Idealizadora, Redatora, Editora e Webmaster do Projeto Lua. Estagiaria em Análise de Dados, estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, Técnico em RH e Técnico em Administração. Autista de 22 anos que é ativista pela causa animal, ambiental e das minorias, tutora de 6 animais e praticante de leitura, crochê e meditação zazen.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support