cadernos com folha branca e arames brancos e pretos. estão empilhados e o fundo é azul.

Você está procurando uma oportunidade de se qualificar profissionalmente na área de tecnologia? Então, você precisa conhecer o curso técnico de Informática oferecido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na modalidade a distância. São 400 vagas distribuídas em quatro polos, com inscrições gratuitas até o dia 25 de agosto de 2023. Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e descubra como participar do processo seletivo.

Sobre o curso técnico EAD em informática do IFMA

O curso técnico de Informática é uma formação profissionalizante que visa capacitar os alunos para atuarem no desenvolvimento, na instalação e na manutenção de sistemas de informação. O curso é oferecido na modalidade EAD, porém, pode ter encontros presenciais aos sábados ou outros dias da semana, conforme calendário acadêmico.

O curso é destinado a candidatos que estejam cursando a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio, sendo proibida a matrícula de concluintes dessa etapa. O curso é uma ótima oportunidade para quem quer se preparar para o mercado de trabalho da tecnologia, que está em constante crescimento e demanda por profissionais qualificados.

Como se inscrever no curso técnico de Informática EAD do IFMA?

Para se inscrever no curso técnico, você deve acessar o site do Campus de Caxias e preencher o formulário online com seus dados pessoais e escolares. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 25 de agosto de 2023.

Como será a seleção dos candidatos?

Os candidatos serão selecionados por meio de um Sorteio Eletrônico Público, que será realizado no dia 18 de setembro de 2023, às 10h, no auditório do Campus Caxias. O sorteio definirá a ordem de classificação dos candidatos, conforme os critérios estabelecidos no Edital 133/2023.

Quais são os polos do curso técnico de Informática EAD do IFMA?

O curso técnico de Informática EAD do IFMA conta com quatro polos, localizados nas cidades de Aldeias Altas, Alto Alegre do Pindaré, Coroatá e Colinas. Cada polo oferece 100 vagas, sendo 50 para o turno matutino e 50 para o turno vespertino.

Qual é o cronograma resumido do processo seletivo?

Confira abaixo as principais datas do processo seletivo do curso técnico de Informática EAD do IFMA:

• Lançamento do Edital: 26/07/2023
  • Período de Impugnação do Edital: 27 e 28/07/2023
  • Versão final do Edital, após recursos: 31/07/2023
  • Período de Inscrição: 01/08 a 15/08/2023
  • Sorteio Eletrônico Público: 28/08/2023
  • Divulgação do Resultado Final: 28/08/2023
  • Matrícula dos Aprovados: 29/08 a 05/09/2023
Como saber mais sobre o curso técnico de Informática EAD do IFMA?

Se você ficou interessado no curso e quer saber mais detalhes sobre ele, você pode acessar o site do Campus Caxias e conferir o edital completo. Lá você também encontra informações sobre o conteúdo programático, a carga horária, o corpo docente e os contatos dos polos.

Não perca essa chance de se qualificar para o mercado da tecnologia. Faça já sua inscrição e participe do processo seletivo. Boa sorte!

Jessica Lima

Idealizadora, Redatora, Editora e Webmaster do Projeto Lua. Estagiaria em Análise de Dados, estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, Técnico em RH e Técnico em Administração. Autista de 22 anos que é ativista pela causa animal, ambiental e das minorias, tutora de 6 animais e praticante de leitura, crochê e meditação zazen.