A B C E F G H J K M R

Barbara Liskov (nascido em 07 novembro de 1939 como Barbara Jane Huberman ) é um americano cientista da computação , que é um Professor Instituto no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e professor Ford de Engenharia em sua Escola de Engenharia de engenharia elétrica e ciência da computação do departamento. Ela foi uma das primeiras mulheres a receber um doutorado em ciência da computação nos Estados Unidos e é uma vencedora do Turing Award que desenvolveu o princípio de substituição de Liskov.

Liskov liderou muitos projetos significativos, incluindo o sistema operacional Venus, um sistema pequeno, de baixo custo e interativo de compartilhamento de tempo; o design e implementação de CLU ; Argus , a primeira linguagem de alto nível a apoiar a implementação de programas distribuídos e a demonstrar a técnica de pipelining de promessas ; e Thor, um sistema de banco de dados orientado a objetos . Com Jeannette Wing , ela desenvolveu uma definição específica de subtipagem , comumente conhecida como o princípio de substituição de Liskov . Ela lidera o Grupo de Metodologia de Programação no MIT , com um foco atual de pesquisa em tolerância a falhas bizantinascomputação distribuída.

Liskov é membro da Academia Nacional de Engenharia , da Academia Nacional de Ciências e membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Association for Computing Machinery (ACM). Em 2002, ela foi reconhecida como uma das principais professoras do MIT e entre as 50 principais docentes de ciências dos EUA. Em 2002, a revista Discover reconheceu Liskov como uma das 50 mulheres mais importantes da ciência. 

Em 2004, Barbara Liskov ganhou a Medalha John von Neumann por “contribuições fundamentais para linguagens de programação, metodologia de programação e sistemas distribuídos”. Em 19 de novembro de 2005, Barbara Liskov e Donald E. Knuth receberam o Doutorado Honorário da ETH . Liskov e Knuth também foram apresentados na ETH Zurich Distinguished Colloquium Series. Em 2018, ela foi premiada como Doutor Honoris Causa pela Universidad Politécnica de Madrid . 

Liskov recebeu o Turing Award de 2008 da ACM, em março de 2009, por seu trabalho no design de linguagens de programação e metodologia de software que levou ao desenvolvimento de programação orientada a objetos. Especificamente, Liskov desenvolveu duas linguagens de programação, CLU na década de 1970 e Argus  na década de 1980. O ACM citou suas contribuições para os fundamentos práticos e teóricos da “linguagem de programação e design de sistemas , especialmente relacionados à abstração de dados , tolerância a falhas e computação distribuída “. Em 2012, ela foi incluída no Hall da Fama dos Inventores Nacionais.

Barbara Liskov é autora de três livros e mais de cem artigos técnicos.

[Fonte: Wikipedia]

Related Entries


Lara Kimbely Alves

Lara é Técnica em Informática. Estudante de Ciência da Computação e Letras - Inglês. Como uma das fundadoras do Projeto Lua, ela ama fazer pesquisas, escrever e, claro, inspirar mulheres a buscarem mais conhecimentos nas áreas de TIC e ciências.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support