Em comemoração ao Dia da Mulher, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Tianguá promoverá no dia 9 de Março o evento “Mulheres na Agricultura”.

No evento, uma mesa-redonda composta por ex-alunas do curso Técnico em Agricultura irá debater acerca das experiências no mercado de trabalho como técnicas agrícolas.

O evento ocorrerá no auditório do Campus – das 8h às 10:30 – e não possui necessidade de inscrição prévia.

A participação é gratuita e voltada para estudantes do curso Técnico em Agricultura – no entanto, independente do curso, todos estão convidados a participar do evento.

Mulheres na Agricultura será promovido por IFCE Campus Tianguá

Mulheres na Agricultura

Antes vistas somente como auxiliares, as mulheres tem se destacado cada vez mais em trabalhos relativos aos processos produtivos dos alimentos no ambiente rural.

Assim, tendo em vista a ascensão da mulher nesse cenário, foi criada a campanha Mulheres Rurais – um projeto que visa aumentar a representação das mulheres no campo da agricultura e do uso de novas tecnologias.

Mulheres e a Agricultura Familiar

No cenário da agricultura familiar, as mulheres também possuem destaque.

De acordo com o Censo Agropecuário 2017, os estabelecimentos com área menor que 1 hectare possuem uma proporção de gênero mais equilibrada em comparação com as grandes fazendas.

Além disso, o Censo também indica que 20,3% dos estabelecimentos agropecuários são dirigidos por casais, dividindo todas ou parte das responsabilidades relativas ao estabelecimento.

Empoderamento feminino na Agricultura

Mesmo desempenhando um papel fundamental na agricultura familiar do país, grande parte das produtoras rurais enfrentam preconceito em relação a desigualdade de gênero.

Para discutir sobre a importância e o papel da figura feminina no cenário da agricultura, o Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio realiza encontros onde são reunidos diversas especialistas de todo país para um debate e troca de experiências sobre agricultura.

Visto isso, o empoderamento da mulher rural é um dos caminhos viáveis para garantir a igualdade de gêneros no ambiente rural e na produção alimentícia do país e do mundo.

Para ler mais sobre conquistas femininas no campo acadêmico e científico, visite Mulheres Na Ciência.


Jessica Lima

Idealizadora, Redatora, Editora e Webmaster do Projeto Lua. Estagiaria em Análise de Dados, estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, Técnico em RH e Técnico em Administração. Autista de 22 anos que é ativista pela causa animal, ambiental e das minorias, tutora de 6 animais e praticante de leitura, crochê e meditação zazen.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support