projeto meninas programadoras oferece curso de programação gratuito para mulheres e não-binários
Projeto Meninas Programadoras

Mulheres e não-binários, que estão cursando ou que já finalizaram o ensino médio e ainda não entraram no ensino superior, podem se inscrever no curso gratuito de programação oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).

O Projeto, que visa estimular o ingresso de mulheres em carreiras da área da tecnologia, é chamado de Meninas Programadoras.

1. Requisitos pra participar
  • Ser uma estudante do Ensino Médio, ou pessoa que já concluiu o ensino médio e não cursa curso superior

• Se identificar com o gênero feminino ou não-binário

• Ter acesso a computador com Internet para frequentar as aulas ao vivo e realizar tarefas diárias (segunda a sexta)

• Será dada prioridade a alunas de escolas públicas ou do sistema S

2. Informações sobre o curso
  • Curso 100% on-line

• Duração: 4 semanas

• Aulas: 3 horas de aula por semana, aos sábados das 14h às 17h

• Plantão de dúvidas: 1 hora em sessão síncrona, ao vivo, com opções de horário (segunda-sábado)

• Tarefas: 1 hora diária de exercícios individuais (segunda-sexta)

• Aulas ao vivo: Google Meet

• Acompanhamento: Google Classroom

• Critério de Aprovação: frequência e participação em no mínimo 75% das atividades propostas (tarefas e práticas em aula).

3. Conteúdo

– Aula 1

•  1ª Parte: Introdução à dinâmica do curso, apresentação dos monitores e alunos, dinâmica da prática de trabalho remoto.
  •  2ª Parte: Introdução ao conceito de programação com plataforma de programação em blocos: sequência e condicionais; prática com conteúdo de álgebra e lógica, interação com o usuário.
  •  3ª Parte: Introdução à programação usando a linguagem Python trabalhando os conceitos e práticas utilizados na programação em blocos.

– Aula 2: Python: repetição, condicionais, práticas com exercícios da conteúdo de álgebra e lógica baseadas em problemas da Olimpíada Brasileira de Informática Modalidade Programação Nível Júnior (OBI júnior).

– Aula 3. Python: listas, funções e práticas baseadas em problemas da OBI júnior.

– Aula 4. Três sessões práticas de resolução de exercícios.

4. Inscrições

Condição: aceitar termo de compromisso de acompanhamento das aulas e das sessões síncronas de dúvidas; realização das tarefas solicitadas.

Para mais informações, visite o site oficial do projeto.