A estudante Natália Cecília Carvalho Ribeiro, de 23 anos, foi selecionada pelo programa de intercâmbio Visiting Undergraduate Student e vai estudar Economia durante um ano em Harvard – uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Após sua aprovação e partir de uma parceria, a estudante está ofertando 200 bolsas de inglês para estudantes do nordeste.

Natália Cecília Carvalho Ribeiro
Natália em Harvard usando chapéu típico do nordeste

Nascida em Arapiraca, no interior de Alagoas, Natália é estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e embaixadora do Brasil Conference, um evento organizado pela comunidade brasileira para estudantes que vivem em Boston (EUA).

Vários estudantes da Faculdade de Artes & Ciências, campus onde Natália irá estudar, receberam os prêmios Nobel e Pullitzer – premiações dadas para profissionais que realizaram grandes feitos nas áreas de literatura, jornalismo e composição musical.

A estudante também foi selecionada para participar de um congresso sobre Desenvolvimento Econômico Sustentável para países da América Latina, promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Devido a pandemia, Natália irá acompanhar as aulas de forma online, mas afirma que vai se mudar para os Estados Unidos assim que as aulas voltarem. Assim que concluir o curso, a estudante deseja voltar para sua cidade natal para contribuir com a educação e o desenvolvimento, combatendo a pobreza.

Incentivando a Educação

Após receber mensagens de estudantes que também desejavam estudar fora do país e receber visibilidade nas redes sociais, Natália criou a conta Nordeste Nerd, onde divulga oportunidades de bolsas, datas de cursos e palestras gratuitas, e processos seletivos de universidades do exterior, como também histórias e relatos de alunos que conseguiram ir estudar fora do Brasil.

“A gente só sonha com aquilo que a gente conhece. Essa história de que é coisa de gênio passar em grandes universidades não é verdade. São pessoas que tiveram oportunidades, muito estudo, muita dedicação, acreditaram, tentaram e conseguiram. Não quero dizer que é algo fácil, mas é possível”, explica Natália para o Correio Brasiliense.

Bolsas de Estudo

bolsas de estudo nordeste nerd
Nordeste Nerd promove 200 bolsas de estudo para estudantes nordestinos

Natália fechou parceria com a Zung Educação Estratégia, uma empresa privada que visa ofertar bolsas de estudo para estudantes nordestinos em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições vão até o dia 10 de Agosto (10/08/2020). Os requisitos para se inscrever são:

• Ter entre 14 e 27 anos.
  • Estar regularmente matriculado e frequentando ensino regular, do ensino fundamental, médio ou superior em nível de graduação.
  • Estar em situação de vulnerabilidade social.
  • Ter nascido e ser residente de qualquer estado que compõem nordeste brasileiro.
  • Não estar em dependência, recuperação ou reprovado.
  • Não possuir matrícula ativa em outra instituição de ensino formal de cursos de inglês.

Para mais informações sobre o concurso você pode ler o Edital. E para se inscrever, basta acessar o Formulário de Inscrição. Boa sorte!