(Fonte: Pexels)

Para comemorar a virada de 22 para 23, selecionamos 23 sites que ofertam diversos cursos online e gratuitos da área da tecnologia para te ajudar a realizar sua meta de entrar no mundo da programação e/ou dados! 

Os sites dessa lista passaram por análises que visavam verificar se os cursos eram realmente virtuais e se eram realmente gratuitos (com emissão de certificado também gratuita). As plataformas que passaram por essa seleção foram listadas abaixo.

A plataforma DIO oferece cursos, bootcamps e formações na área da tecnologia. As áreas abordadas vão desde back-end, front-end, mobile, até a área de dados e segurança. Os cursos possuem certificação gratuita e são tantos que é difícil selecionar alguns para citar aqui. Visitem o site e vejam a enorme gama de possibilidades que essa plataforma oferece! 

O Potência Tech é um projeto que apoia a formação de profissionais de tecnologia por meio de cursos gratuitos, programas de bolsas de estudos, apoio à carreira e à entrada no mercado de trabalho (Fonte: Potência Tech). Para participar, é necessário ser parte de um grupo sub-representado (mulheres (cis e trans), homens (trans), pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), amarelas ou indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência) e/ou possuir renda que não ultrapasse R$2000 per capita

Os cursos são de Back-End, FullStack, Front-End e Dados. Além de cursos, a plataforma também divulga vagas de emprego e bolsas de estudo.

O Becas Santander oferece bolsas de estudo em diversos idiomas, em diversos países (e online, também!) e para diversas áreas da tecnologia. As vagas podem ser para pessoas formadas ou cursando o ensino médio, ensino superior e pós-graduação. São diversas bolsas e oportunidades, vale a pena conferir as bolsas ainda abertas e programadas para abrir em 2023! Para conferir, clique no botão abaixo:

O DSA é o queridinho brasileiro de quem quer conhecer ou estudar a área de dados. O site possui diversas formações e cursos, pagos e gratuitos, completamente online! Os cursos gratuitos ofertados são:

Além disso a plataforma oferece cursos e formações pagos. Caso queira conferir, clique no botão abaixo:

Mais Mulheres em Tech é a 1ª plataforma brasileira criada por mulheres, com a missão para capacitar mulheres em tecnologia e inovação (Fonte: WomakersCode). O site conta com cursos e mentorias em áreas como Soft Skills, Dados, Desenvolvimento, Cloud Computing e muito mais!

Alguns cursos notáveis são o de Inteligência Artificial na Prática, Introdução à Cloud Computing e Azure, Fullstack com Azure SQL e Prisma, Publicando um site com Github Actions e SWA,Dicas de Visual Studio Code e muito mais! 

Recode é uma organização da sociedade civil que é focada em promover cursos gratuitos para transformar vidas pelo empoderamento digital. Os cursos são da área de tecnologia e desenvolvimento pessoal. Os cursos de tecnologia ofertados são:

No DataCamp, você pode estudar a área de dados de uma forma dinâmica, assistindo vídeos e praticando direto no site. A plataforma conta com diversos cursos interessantes – do básico ao avançado. Caso você queira explorar mais a área de dados, aqui estão alguns cursos básicos para você começar:

A plataforma oferece muitos outros cursos da área de dados. Caso tenha interesse em dados, recomendo que confira clicando no botão abaixo:

A Fundação Bradesco possui cursos de diversas áreas. Porém, a área da tecnologia é bem abordada na plataforma. Durante os cursos, você pode praticar online o que está aprendendo. A Fundação Bradesco organiza conjuntos de cursos com temas relacionados em trilhas, e algumas delas você pode ver abaixo:

Para verificar os cursos da área da tecnologia ofertados pela Fundação Bradesco, clique no botão abaixo:

A Universidade de Helsinki é a maior e mais antiga universidade de ciências da Finlândia, com uma comunidade científica internacional de 40.000 pessoas. A universidade oferece diversos cursos de tecnologia:

Caso queira verificar o restante dos cursos ofertados, clique no botão abaixo.

A FreeCodeCamp é uma organização de caridade apoiada por doadores. A missão da plataforma é ajudar as pessoas a aprender a codificar gratuitamente por meio da disponibilização de vídeos, artigos e aulas de codificação interativas – todos disponíveis gratuitamente ao público. 

Algumas das trilhas disponibilizadas são:

Cursos de jogos, desenvolvimento web, desenvolvimento de software, programação mobile, UX/UI Design, banco de dados, desenvolvimento de textos e vídeos, edição de imagem e muito mais! A plataforma do Instituto TIM – ou TIM tec – tem cursos bem amplos e variados. Entre os diversos cursos, podemos citar:

Além desses, existem outros diversos cursos de tecnologia. Para dar uma olhadinha, clique no botão abaixo:

Os Cursos Abertos do Ifes são cursos: gratuitos e sem tutoria, abertos e com certificados emitidos pelo Ifes, após aproveitamento mínimo de 60% do curso. Os cursos abertos de tecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo para iniciantes são de…

Universidade Estadual de Campinas é uma instituição de ensino superior pública estadual brasileira, sediada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina (Fonte: Google).

Cursos online de diversas áreas, e também de tecnologia, como Introdução à lógica de Programação, Arquitetura da Informação e Projeto de Sistemas, Desenvolvimento Web com AngularJS, Programação Android UX e UI Design.

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 16 municípios gaúchos. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão (Fonte: IFRS).

Entre os diversos cursos online sem tutoria promovidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, podemos citar o de Automação de Sistemas, HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas Web, Javascript, Programação básica com Java, Rasperry PI básico para IoT, Windows Server 2016: Instalação e Administração

A Escola do Trabalhador é um programa criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília. Hoje, sob responsabilidade do Ministério da Economia, a Escola do Trabalhador disponibiliza um portal para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego (Fonte: Escola do Trabalhador).

Nela, podemos encontrar cursos de Segurança da Informação, Internet das Coisas: Arduíno, Segurança da Informação, Excel básico ao avançado, e Edição e Tratamento de Imagens.

Existem alguns cursos na plataforma de ensino da Google que possuem aulas e certificação grátis! Para pesquisar o curso da sua preferência, basta usar o filtro na lateral do website, inclusive filtrando entre cursos pagos e gratuitos. Alguns dos cursos ofertados são:

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) é uma escola profissionalizante e um centro de desenvolvimento profissional para a indústria têxtil no Brasil (Fonte: Google). O SENAI oferta cursos online gratuitos de Aplicações IoT em Processos Industriais, ChatBOT para Conversação e Introdução à práticas com Arduíno.

A FGV possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEG – Open Education Global. Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o consórcio de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online (Fonte: FGV).

Entre os cursos ofertados, podemos citar:

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Presente em 365 municípios, a instituição administra 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 75 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 323 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos (Fonte: CPS).

O centro Paula Souza oferece somente 3 cursos da área da tecnologia, que são os cursos de Arduíno, Design e Photoshop, e Design Thinking. Porém, o site possui cursos de outras áreas que podem ser úteis para quem tem interesse em entrar para o mundo da tecnologia, como, por exemplo, os cursos de Inglês e Espanhol básicos, e Gestão do Tempo.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi fundada em 1968 e foi a primeira instituição federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,8% são doutores ou mestres e 95,8% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

Faça cursos na plataforma Moodle da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ganhe certificação gratuita! Na POCA são disponibilizados cursos de diversas áreas, e os cursos de tecnologia são relacionados à Dados e Tecnologia na Educação.

A plataforma de aprendizado contínuo reúne todos os programas completos e é a casa dos eventos gratuitos da Rocketseat. Também conecta devs e empresas através de perfis com informações de experiência, evolução, tecnologias usadas e participação na comunidade, entre outros dados (Fonte: Rocketseat).

A plataforma oferece gratuitamente o curso de Introdução à Programação, trilha que possui mais de 600 aulas, trabalhos práticos e conteúdo atualizado.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre , capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação (Fonte: UFRGS).

A plataforma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece mais de 80 cursos online gratuitos. Entre eles, há o de Análise de Sentimentos na Computação, com 20 horas de duração.

O FICemCasa é um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Ceará com o objetivo de ofertar, principalmente, cursos de formação inicial e continuada, visando capacitar, aperfeiçoar e atualizar profissionais em todos os níveis de escolaridade, nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa é mais uma forma que o IFCE encontrou de contribuir com a sociedade nesse momento de distanciamento social. Aproveite esse período e venha se capacitar com a gente. Os cursos são gratuitos e abertos à comunidade.

Os cursos possuem prazo de inscrição determinado e número de inscrições limitadas. Entre os cursos ofertados, existem cursos de tecnologia com aulas gravadas e ao vivo, e trabalhos práticos interessantes. Para verificar quando há novas turmas abertas, fique atento ao site abaixo e no blog de notícias do Projeto Lua!

E aí, conhecia todos os sites? Esperamos que essa compilação tenha te ajudado a dar o pontapé inicial na sua meta de entrar para a área da tecnologia. Se você tem interesse em fazer cursos gratuitos de outros tópicos, saiba que aqui no Projeto Lua compilamos sites de cursos de Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo e muito mais! Visite nossa Área de Estudos e bons estudos!


Jessica Lima

Idealizadora, Redatora, Editora e Webmaster do Projeto Lua. Estagiaria em Análise de Dados, estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, Técnico em RH e Técnico em Administração. Autista de 22 anos que é ativista pela causa animal, ambiental e das minorias, tutora de 6 animais e praticante de leitura, crochê e meditação zazen.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support