A B C E F G H J K M R

Karen Spärck Jones FBA (26 de agosto de 1935 – 4 de abril de 2007) foi uma cientista da computação britânica que foi responsável pela criação do conceito da frequência inversa de documentos, uma tecnologia que sustenta os mecanismos de buscas mais modernos. Em 2019, o The New York Times publicou seu obituário tardio em sua série Overlooked, chamando ela de “a pioneira da ciência da computação para trabalhos combinando estatísticas e linguísticas, e uma defensora das mulheres neste segmento”.

Karen Ida Boalth Spärck Jones nasceu em Huddersfield, Yorkshire, Inglaterra. Seu pai foi Owen Jones, um professor de química, e sua mãe Ida Spärck, uma norueguesa que se mudou para Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Eles deixaram a Noruega em um dos últimos barcos após a invasão alemã em 1940. Spärck Jones estudou em uma escola de gramática em Huddersfield e depois, de 1953 a 1956, no Girton College, Cambridge, estudou História, com um ano adicional em Ciências Morais (filosofia). Rapidamente ela se tornou professora de escola, antes de iniciar sua carreira na Ciência da Computação. Durante sua carreira em Ciência da Computação, ela fez campanha para que mais mulheres entrassem na computação. Ela foi casada com o colega cientista da computação de Cambridge, Roger Needham, até a morte dele em 2003. Ela morreu em 4 de abril de 2007 em Willingham, em Cambridgeshire.

Carreira

Spärck Jones trabalhou no Cambridge Language Research Unit desde o final dos anos 50 depois no Cambridge University Computer Laboratory desde 1974, e aposentou-se em 2002, ocupando o cargo de Professora de Computadores e Informação, no qual ela foi premiada em 1999. Antes de 1999, ela trabalhou em uma série de contratos de curto prazo. Ela continuou a trabalhar no Laboratório de Computação até pouco antes de sua morte.

Suas principais áreas de pesquisa, desde o final dos anos 50, eram o processamento de linguagem natural e a recuperação de informações. Uma de suas contribuições mais importantes foi o conceito de frequência inversa de documentos (IDF) na recuperação de informações, escrito em um artigo de 1972 por ela. O IDF é usado na maioria dos mecanismos de pesquisa atualmente, geralmente como parte do esquema de ponderação tf-idf.

Em 1982 ela se envolveu no Alvey Programme.

Há um palestra anual da British Computer Society em sua homenagem. Em agosto de 2017, Universidade de Huddersfield renomeou um de seus edifícios do campus em sua homenagem. Anteriormente conhecido como Canalside West, o edifício Spärck Jones abriga a Escola de Computação e Engenharia da universidade.

[Fonte: Wikipedia]

Categorias:

Lara Kimbely Alves

Lara é Técnica em Informática. Estudante de Ciência da Computação e Letras - Inglês. Como uma das fundadoras do Projeto Lua, ela ama fazer pesquisas, escrever e, claro, inspirar mulheres a buscarem mais conhecimentos nas áreas de TIC e ciências.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support