Radia Joy Perlman (Portsmouth, 1 de janeiro de 1951) é uma cientista da computação estadunidense, projetista de software e engenheira de redes. É algumas vezes referenciada como a “mãe da Internet” por sua invenção do protocolo Spanning Tree (STP), que é fundamental para a operação de pontes de rede mais conhecida por bridge (redes de computadores), enquanto trabalhava para a Digital Equipment Corporation. Ela também fez grandes contribuições para muitas outras áreas de design e padronização de redes, como os protocolos de roteamento link-state.
Mais recentemente, ela inventou o protocolo TRILL para corrigir algumas das deficiências das spanning trees. Atualmente, ela é funcionária da Dell EMC.
Ela ficou famosa por sua invenção do Protocolo Spanning Tree (STP), que é fundamental para a operação de pontes de rede, enquanto trabalhava para a Digital Equipment Corporation. Perlman é autora de um livro sobre redes e coautora de outro sobre segurança de rede. Ela detém mais de 100 patentes. Ela foi bolsista na Sun Microsystems e ministrou cursos na Universidade de Washington, na Universidade de Harvard e no MIT, e foi palestrante em eventos em todo o mundo. Perlman recebeu prêmios como o Lifetime Achievement Awards da Usenix e o Association for Computing Machinery’s Special Interest Group on Data Communication (SIGCOMM).
[Fonte: Wikipedia]