Professora Luciana de Lima e a Tecnodocência – Uma visão sobre as TICs aplicadas ao ensino

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luciana de lima

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará – CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

tecnodocência

Compreende-se por tecnodocência, a interação entre docência e as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), cujo objetivo é discutir e fomentar o desenvolvimento de aulas através do uso de tecnologias digitais, levando em conta todo o contexto interdisciplinar e os conhecimentos prévios dos discentes. Desse modo, a tecnodocência irá analisar o contexto de uso das tecnologias digitais, que está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, visando o desenvolvimento dos discentes e docentes no uso prático da tecnologia para a melhoria do aprendizado.

Apesar disso, no âmbito da sala de aula esses recursos são pouco utilizados, em decorrência dos profissionais da educação não possuírem uma formação adequada para trabalhar com essas tecnologias, o que prevalece na maioria das vezes são aulas expositivas mesmo diante de tantas ferramentas digitais disponíveis. Sob esta perspectiva a tecnodocência visa uma ampliação do conhecimento em relação ao uso e desenvolvimento de TICs na docência, além de mobilizar os docentes acerca da promoção de metodologias e didáticas inovadoras fazendo o uso dessas tecnologias no âmbito escolar.

Dentro desse contexto, o Projeto Lua promoveu um encontro com a Professora Doutora Luciana de Lima, para um momento de perguntas e respostas a respeito de sua própria experiência na área pedagógica e tecnodocente. A professora possui um vasto currículo, com licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará – CEFET-CE (2006). Além disso, possui experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs); Formação de Professores; Formação de Licenciandos; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Interdisciplinaridade; Construcionismo; Educação Matemática e Ensino de Ciências.

A entrevista foi realizada a partir de duas perspectivas com perguntas de cunho pessoal e profissional. Cada grupo de questões abordava o trabalho tecnodocente em sua essência, bem como sua relação com a pedagogia como um todo. A professora entrevistada relatou, inicialmente, que suas intenções não eram seguir na carreira docente, no entanto, durante boa parte da sua graduação, a mesma pode enxergar um lado mais profundo a respeito do que é a docência, principalmente ao notar como era necessária a formação a respeito das tecnologias daquele período. Sua vida como professora começou durante um momento em que ficou desempregada, pouco tempo depois da graduação. A mesma passou a dar aulas particulares de matemática, sua área de especialização até então, aproveitando a situação para o uso de softwares disponíveis na época, implementando-os em sua própria didática, fazendo então a conexão entre o ensino e a tecnologia.

Atualmente, a professora Luciana já possui seu próprio laboratório de ensino da tecnodocência, fruto de muitas pesquisas e trabalhos, facilitando todo o processo de aquisição da tecnologia através do ensino e do contexto pedagógico como um todo.

desafios

A atividade docente exige a superação de muitos desafios, em vista disso, quando indagada sobre o maior desafio enfrentado durante sua trajetória docente, a convidada, Prof Dra Luciana, nos responde que conciliar a vida pessoal, ou seja, casamento, família, maternidade, além de ser sempre uma estudante em constante formação, com sua vida profissional, foi muito difícil pois, são atividades paralelas, onde todas carecem de muita atenção.

A  Professora, também pontua que exercer a profissão docente na educação básica e ao mesmo tempo trabalhar para se tornar uma pesquisadora, é um enorme desafio, visto que, segundo ela, é necessário fazer uma desconexão entre a professora e a pesquisadora. Isso ajuda a perceber a docência por outra perspectiva, o que trouxe muitas contribuições para sua formação social e profissional.

Além disso, a entrevistada aponta ainda que ser profissional de uma área específica e fazer especialização, mestrado e doutorado em outra área completamente oposta, representa um difícil processo de migração. Pois sua formação parte da área de exatas e encontra-se agora pautada na tecnodocência e isso significa a tomada de diferentes caminhos já que são áreas do conhecimento  diferentes, até no próprio processo de formação.

questões familiares

Com relação ao apoio e incentivo familiar, a Prof Dra Luciana afirma que sua família, citando mãe, irmão e avó colaboraram muito com seu processo formativo, cita que estes sempre a instigavam a correr atrás dos seus sonhos e nunca se opuseram a essas questões. Diferentemente de seu primeiro esposo, que não entendia a necessidade de seu empenho nos estudos, leituras e busca por conhecimento, o que  acabou por influenciar no divórcio.

Atualmente, casada com o também Prof Dr Robson Carlos Loureiro, onde segundo a convidada, possuem uma relação com muito companheirismo e parceria tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ela nos relata que os dois conseguem levar a vida com mais leveza, sempre trocando ideias e tentando compreender um ao outro. Os dois formam uma grande dupla, visto que juntos eles contribuem para a formação de futuros professores e indiretamente com o ensino e aprendizagem de milhares de universitários.

tecnodocência e educação

Como boa parte dos docentes, a Prof Dra Luciana menciona que seu desejo inicial não era ser professora, mas tudo levava a isso. Ela expõem que durante o período da sua graduação aprendeu muito sobre computação e fez isso ao mesmo tempo que aprendia a ser educadora. Foi nessa época que ela também aprendeu a programar, pois acreditava que ser programadora era a profissão do futuro. Esse interesse pela ligação entre educação, matemática e tecnologia nasceu durante sua graduação, onde trabalhou, segundo ela, com uma ferramenta usada na época chamada “computador de papel”, auxiliando no ensino de matemática através de programações simples.

Ela ficou um ano desempregada depois disso e precisou buscar uma forma de sobreviver em meio a tudo que que estava passando, foi quando ela começou a dar aulas particulares de matemática. Nessas aulas a professora nos conta que fazia uso de softwares que já estavam disponíveis na época para deixar o ensino mais dinâmico e mais leve, já que na época a internet ainda não era acessível para a maioria da população. Atualmente ela tem seu próprio laboratório de tecnodocência, o que facilita esse processo de ensino aprendizagem.

tecnodocência e formação dos professores

Em sua fala, a professora desmistifica o pensamento de que a tecnologia é só um conjunto de ferramentas. Atualmente, sabemos que essas ferramentas assumiram um papel essencial . Pois as TIC ‘s proporcionam para os professores metodologias diferenciadas visando a didatização dos conteúdos e assim realizar aulas mais dinâmicas, deixando de lado esse engessamento da aula expositiva, dando suporte para que os alunos sejam protagonistas do seu ensino, desenvolvendo seu conhecimento. Desta forma, ao invés dos professores estarem em sala de aula com o papel de transmissão de conhecimentos, eles estarão exercendo um papel de mediador entre a tecnologia e os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Esses conceitos ampliam a forma como a tecnologia será abordada no contexto escolar, deixando de ser um fator prejudicial para o aprendizado e passando a ser um fator auxiliar, tanto para os discentes quanto para os docentes.

a construção da tecnodocência

Analisando suas vivências durante o seu processo de formação docente, a entrevistada percebeu algumas demandas que precisavam ser supridas em relação a utilização das TIC ‘s no âmbito da sala de aula. Desse modo, foi com o objetivo de agregar experiências positivas à vida dos estudantes com o intuito de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e aproximar a tecnologia da realidade deles dentro e fora do ambiente escolar, que a professora iniciou seus trabalhos em tecnodocência.

Por conseguinte, com a construção do laboratório de tecno-docência essa proposta pedagógica ganhou mais espaço para desenvolvimento. E em parceria com seu esposo, desenvolveram diversos trabalhos com a tecnologia, conseguiram também adicionar disciplinas no ensino. Uma dessas disciplinas foi a própria tecnodocencia que se tornou presencial desde 2013 e passou a ser ofertada nos cursos de licenciatura das universidades do Estado do Ceará. Esse projeto foi o ponto inicial para o desenvolvimento de outros projetos de extensão com professores e alunos da educação básica, através do uso dessas tecnologias. Em 2016, foi criado o grupo de tecnodocencia, que atualmente oferece uma série de oportunidades e possibilidades para pessoas que querem ingressar no ramo de ensino fazendo uso de ferramentas digitais.

a realização que ela mais se orgulha

Quando questionada a respeito de suas realizações acadêmicas, a entrevistada relata que a sua maior conquista no âmbito profissional foi durante a sua finalização do mestrado, visto que, para tal conquista, enormes desafios foram superados ao longo do processo em questão. Em 2008, ano de conclusão de seu mestrado, surgiu uma oportunidade de trabalho que exigia esta formação, gerando um momento de gratidão para ela, pois a fez refletir sobre a importância de persistir, dado que em meio a tantos obstáculos ela atingiu seus objetivos.

futuro da educação associada a tecnologia

Diante do contexto pandêmico do COVID-19, no qual uma das principais medidas de segurança foi o distanciamento social, o que impossibilitou a realização de aulas presenciais. Nessa perspectiva, a educação passou por um processo de reorganização com a implementação de uma modalidade de ensino emergencial, o ensino remoto. Nessa modalidade, a tecnologia atuou como o principal meio de ofertar aulas mesmo à distância. Desse modo, ao ser indagada sobre o futuro da educação, a professora relatou que não há como separar o contexto educacional da tecnologia, pois ambas são peças fundamentais que complementam o processo de ensino-aprendizagem. 

Por fim, o objetivo final da entrevista foi promover um debate bastante abrangente a respeito das novas tecnologias dispostas no meio acadêmico, abordando o assunto diretamente com uma docente com grandes experiências na área. O encontro contou com membros do Projeto Lua do IFCE Campus Tianguá, bem como a participação de diversos alunos do próprio instituto, o que tornou a entrevista bastante enriquecedora com as perguntas do público e respostas dadas pela professora Luciana. O tema proporcionou boas reflexões para todo o convívio docente e discente do campus, assim como no próprio contexto pedagógico como um todo.

assista no youtube

Assista a entrevista clicando nesse link ou no botão abaixo:

Escrito por...

  • Projeto criado em 2019 por alunas do IFCE Campus Tianguá que visa auxiliar no ingresso, permanência e êxito das mulheres nos cursos da área da Tecnologia da Informação e Comunicação.

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